TRABALHO III CICLO 1º Ano EM - Vanícius e Fabrício

Projeto Interdisciplinar de História e Geografia

Conscientização e Ação contra o Bullying e os Assédios

1. Justificativa

Este projeto interdisciplinar tem como objetivo envolver os estudantes em uma reflexão sobre situações que infelizmente ainda fazem parte do nosso cotidiano escolar, como o bullying e diferentes formas de assédio. A ideia é que, juntos, possamos compreender melhor essas práticas, reconhecer seus impactos e, principalmente, pensar em maneiras de enfrentá-las. Para isso, vamos desenvolver pesquisas, criar materiais gráficos e compartilhar o que aprendermos, transformando o conhecimento em ação dentro e fora da sala de aula.

 

2. Objetivos

 

Geral: Promover a conscientização sobre o bullying e os assédios, incentivando a reflexão crítica e a adoção de atitudes responsáveis no ambiente escolar e social.

 

Específicos:

1.   Identificar diferentes formas de bullying e assédio e seus impactos individuais e coletivos.

2.   Relacionar o tema com aspectos históricos, sociais e geográficos da realidade.

3.   Estimular o trabalho em equipe, a organização e a cooperação entre os estudantes.

4.   Desenvolver competências de pesquisa, síntese e comunicação por meio da produção de um folder coletivo.

5.   Ampliar a discussão por meio de uma palestra e da divulgação do material produzido.

3. Cronograma

15/09 (História): Apresentação do projeto, divisão dos grupos, explicação dos temas, definição das etapas de trabalho e prazos.

22/09 a 26/09 (Geografia): Apresentação da prévia do material de cada grupo (rascunho dos textos e ideias visuais). Discussão coletiva para ajustes.

 

29/09: Palestra no auditório com especialistas sobre bullying e assédios, com ênfase no machismo.

30/09: Divulgação do folder finalizado nas outras turmas da escola.

4. Orientações para a produção do folder

1.  Cada grupo será responsável por um tema específico, que corresponderá a uma parte do folder coletivo.

2. Cada parte deve conter: título claro e objetivo; texto explicativo de até 12 linhas (linguagem acessível, informativa e respeitosa); imagem(s) ilustrativa(s) ou desenho autoral; indicação de ações de enfrentamento.

3. O folder será único para cada turma, composto pela junção do trabalho de todos os grupos.

4. O material será diagramado e pelos próprios alunos, o que reforça a necessidade de atuação colaborativa e participativa.

5. Evitar uso de linguagem ofensiva.

6. Manter coesão entre as partes do folder, garantindo que o resultado seja integrado.

5. Temas dos grupos

1. O que é Bullying?

2. Tipos de Bullying

3. O que é Assédio?

4. Machismo e Violência de Gênero

5. Bullying e Espaços Geográficos

6. Consequências para a Sociedade

7. Como agir? Estratégias de Enfrentamento

6. Apresentação

Prévia (22/09): cada grupo terá até 5 minutos para apresentar sua parte do folder à turma, destacando: tema, texto produzido e ideia para a parte gráfica.

Divulgação (30/09): o folder final será entregue às outras turmas e exposto em mural, acompanhado de uma breve explicação dos alunos responsáveis.