TRABALHO III CICLO 1º Ano EM - Vanícius e Fabrício
Projeto Interdisciplinar de História e Geografia
Conscientização e Ação contra o Bullying e os Assédios
1. Justificativa
Este projeto interdisciplinar tem como objetivo envolver os estudantes em uma reflexão sobre situações que infelizmente ainda fazem parte do nosso cotidiano escolar, como o bullying e diferentes formas de assédio. A ideia é que, juntos, possamos compreender melhor essas práticas, reconhecer seus impactos e, principalmente, pensar em maneiras de enfrentá-las. Para isso, vamos desenvolver pesquisas, criar materiais gráficos e compartilhar o que aprendermos, transformando o conhecimento em ação dentro e fora da sala de aula.
2. Objetivos
Geral: Promover a conscientização sobre o bullying e os assédios, incentivando a reflexão crítica e a adoção de atitudes responsáveis no ambiente escolar e social.
Específicos:
1. Identificar diferentes formas de bullying e assédio e seus impactos individuais e coletivos.
2. Relacionar o tema com aspectos históricos, sociais e geográficos da realidade.
3. Estimular o trabalho em equipe, a organização e a cooperação entre os estudantes.
4. Desenvolver competências de pesquisa, síntese e comunicação por meio da produção de um folder coletivo.
5. Ampliar a discussão por meio de uma palestra e da divulgação do material produzido.
3. Cronograma
15/09 (História): Apresentação do projeto, divisão dos grupos, explicação dos temas, definição das etapas de trabalho e prazos.
22/09 a 26/09 (Geografia): Apresentação da prévia do material de cada grupo (rascunho dos textos e ideias visuais). Discussão coletiva para ajustes.
29/09: Palestra no auditório com especialistas sobre bullying e assédios, com ênfase no machismo.
30/09: Divulgação do folder finalizado nas outras turmas da escola.
4. Orientações para a produção do folder
1. Cada grupo será responsável por um tema específico, que corresponderá a uma parte do folder coletivo.
2. Cada parte deve conter: título claro e objetivo; texto explicativo de até 12 linhas (linguagem acessível, informativa e respeitosa); imagem(s) ilustrativa(s) ou desenho autoral; indicação de ações de enfrentamento.
3. O folder será único para cada turma, composto pela junção do trabalho de todos os grupos.
4. O material será diagramado e pelos próprios alunos, o que reforça a necessidade de atuação colaborativa e participativa.
5. Evitar uso de linguagem ofensiva.
6. Manter coesão entre as partes do folder, garantindo que o resultado seja integrado.
5. Temas dos grupos
1. O que é Bullying?
2. Tipos de Bullying
3. O que é Assédio?
4. Machismo e Violência de Gênero
5. Bullying e Espaços Geográficos
6. Consequências para a Sociedade
7. Como agir? Estratégias de Enfrentamento
6. Apresentação
Prévia (22/09): cada grupo terá até 5 minutos para apresentar sua parte do folder à turma, destacando: tema, texto produzido e ideia para a parte gráfica.
Divulgação (30/09): o folder final será entregue às outras turmas e exposto em mural, acompanhado de uma breve explicação dos alunos responsáveis.